Os anos 90, as injustiças e minha velhice

Me peguei ouvindo o disco Dookie do Green Day e curtindo pra caramba, mais do que eu cutia na época do seu lançamento, talvez por na época estar ouvindo punk rock “de raiz”, e eu não curtia o disco. Mas nada como o tempo para acalmar os ânimos e colocar as coisas no lugar, digo isso porque o Dookie é um clássico dos anos 90 e ninguém em sã consciência pode negar. Mas depois de ouvir o disco inteiro, fui pesquisar sobre os discos que eu tenho dos anos 90 e não consegui encontrar muita coisa que prestasse. Os clássicos da década são: Nevermind do Nirvana, Dirt do Alice In Chains, Definitly Maybe do Oasis, Dookie do Green Day, Smash do Offspring, Ten do Pearl Jam e não me lembro de mais nada (os “Use Your Illusion” do Guns são anos 90, mas a banda é de 80). E dos clássicos que eu citei, tem discos que na minha opinião nem estariam nessa lista, mas eu entendo os valores de cada um dos citados.

Da lista, o Nirvana acabou e virou mito, apesar do som ser reciclagem de punk rock; o Oasis lançou ainda “What’s the Story, Morning Glory” e nunca mais acertou a mão; Alice In Chains nunca atingiu o sucesso do Nirvana, e ainda ficou num hiato enorme depois da morte de Layne Stanley; o Offspring foi ladeira abaixo, com discos cada vez mais fracos e sem inspiração; o Green Day também perdeu o encanto até se reinventar nos anos 2000 usando maquiagem (!!!) e falando mal do governo. Mas pra mim o pior aconteceu com o Pearl Jam, sem dúvida. Sobrou para Eddie Vedder e sua turma ficarem com a bandeira do grunge e com as viúvas de Kurt Cobain, que se matou em 1996. O Pearl Jam encostou-se em sua popularidade e na figura de seu líder Eddie Vedder, um vocalista mediano, mas que virou uma espécie de Messias mesmo sem mover uma palha para isso. Numa hipótese meramente especulativa, se Cobain não tivesse morrido, o PJ seria lembrado como uma banda de um disco só, o ótimo Ten. Os discos seguintes foram perdendo inspiração, qualidade, sentimento. Mas hoje o PJ lota arenas e estádios, levantando uma bandeira que caiu no colo e que eles não vão largar tão cedo.

Destes discos listados pra cá, não consigo lembrar de mais nada que tenha sido lançado e que dê vontade de ouvir no último volume, deixando o disco rolar no repeat várias e várias vezes. Talvez eu esteja sendo muito exigente, ou apenas ficando velho aos 33 anos e perdendo o frescor de bandas como Artic Monkeys e Franz Ferdinand. Ou talvez não…Green Day 90s

2 comentários sobre “Os anos 90, as injustiças e minha velhice

  1. Offspring: até o álbum Splinter dá pra dizer tranquilamente que a banda manteve o mesmo estilo punk e de muita qualidade. Ixnay on the Hombre e Americana são discos clássicos O disco Rise and Fall Rage and Grace é mais ou menos e Days Go By é muito ruim.

    Pearl Jam continua sendo uma banda foda ao estilo RAMONES: ao vivo é 100x melhor que no estúdio. Como o padrão de exigência que eu tenho com os discos do PJ é menor do que do Offspring, nem dá pra dizer que está tão ruim. Mas tenho que confessar que não acompanho disco a disco não, só os hits mesmo.

    Green Day pra mim parou no Nimrod que é um dos melhores álbuns de punk que já ouvi. Depois disso American Idiot (só a música, não o álbum) pareceu dar um respiro mas vou te falar que eu não ouço coisas novas do Green Day nem ferrando. Pra mim a banda acabou mesmo.

    Se a ideia é falar dos hits dos anos 90, blz. Mas se era pra falar de bandas foda dos anos 90 num contexto geral, cadê Rage Against the Machine????????????????

    Curtir

    1. Grande Estevão, primeiro obrigado por comentar, o espaço é pra isso mesmo. Quanto ao RATM, eu adicionaria também o Foo Fighters na lista de clássicos dos anos 90, mas ambos continuam se enquadrando na mesma posição, discos fodas nos anos 90 e depois ficaram no “mais do mesmo”. Abraço!

      Curtir

Deixe um comentário

