Uma nota maestro Zezinho!

O que faz uma banda se tornar clássico são diversas características: shows memoráveis, discos revolucionários, seguidores fanáticos, dentre outras. Mas pra mim tem uma coisa que é notável, é quando você está zapeando pelo rádio, para pra ouvir uma música que você não conhece, mas com um único acorde você reconhece a banda. Essa característica está em 100% das bandas chamadas clássicas.

Você não precisa saber que o Pink Floyd (ou o que restou dele) lançou um disco novo, quando você ouvir o solo de Louder Than Words, você saberá imediatamente que é Pink Floyd. O mesmo ocorre com o disco novo (e pouco inspirado) do U2, se você ouvir The Miracle no rádio ou no seu iPhone, vai saber na hora que é a guitarra do The Edge. São exemplos de bandas que possuem guitarristas que têm estilos próprios.

Outras bandas que você identifica a quilômetros de distancia são Black Sabbath e Dire Straits, e elas não possuem quase nada em comum, a não ser o fato de terem igualmente guitarristas geniais, que criaram novos estilos que são imitados por muita gente. São bandas totalmente distintas, de públicos diferentes, mas afirmo que ambos o fã de Black Sabbath reconhece com apenas um acorde o som da outra banda, e vice-versa. Em minha opinião, isso as transformaram em clássicos da música.

O mesmo acontece com Eric Clapton, Ramones, Queen, Iron Maiden e Guns N’Roses entre outros. Todos possuem estilos diferentes entre si, mas com a característica de ser reconhecido por todos os amantes de música com pouquíssimos segundos de qualquer uma de suas canções. No Brasil, os Paralamas do Sucesso, Ira!, Titãs, Chico Science e a Nação Zumbi, Skank, Legião Urbana e Charlie Brown Jr, dentre poucas outras, também possuem essa característica, até por isso são chamadas de clássicas no rock nacional.

Você pode não gostar do estilo das bandas que eu citei, pode até discordar de algum nome, mas não pode negar que são bandas que você identifica de longe, quando toca no rádio e você não conhece a música, em segundos você imagina “isso só pode ser a banda X”. Por isso são clássicos!

Deixe um comentário