Porque tanto interesse nos dinossauros?

Recentemente o Pink Floyd lançou um disco depois de 20 anos sem gravar, ocasionando na maior pré-venda da história do iTunes. Essa semana foi a vez do AC/DC lançar mais um álbum e ter novamente toda a mídia a seus pés. Axl Rose dá sinais de que o sucessor de Chinese Democracy, seu último álbum, está no forno e causa rebuliço nos fãs. Mas porque tanto interesse nesses dinossauros? Não é sabido e esperado que não haverá nada de revolucionário nesses lançamentos? Mas a resposta é simples: garantia de qualidade!

Os dinossauros conquistaram seu espaço através de muito suor, criatividade e ótima divulgação, mas também fizeram parte de uma geração que fazia música de maneira diferente. Em todas as épocas sempre existiram as bandas boas e as bandas ruins, mas o julgamento sobre a qualidade musical era feito através da audição do álbum inteiro, tentando entende-lo como uma obra única, com uma mensagem que deve ser transmitida, que foi a razão da gravação do disco.

Mesmo sem intenção, até meados dos anos 90, os álbuns lançados retratavam o momento da banda na hora da gravação, suas novas influências, novas tecnologias. Mas essas percepções somente ficam claras quando você ouve o álbum inteiro, compara com o lançamento anterior da mesma banda, compara com os lançamentos de bandas contemporâneas.

Hoje o consumo de música é completamente diferente, em épocas de torrents e 4shareds da vida, em época de consumo desenfreado, eu pergunto quem é que tem tempo para ouvir um álbum inteiro hoje em dia? Pegar um cd, colocar no aparelho, curtir o encarte e embarcar na viagem proposta pela banda é um programa que quase não faz parte de quem nasceu depois de 1990 e absolutamente inexistente em nascidos depois de 2000.

É por isso que os novos álbuns dos dinossauros ainda chamam a atenção, porque eles propõem algo que as bandas novas se esqueceram (ou não sabem) como se faz, que é criar um álbum pra ser ouvido inteiro, de maneira antiga. Fora isso, fica sempre a expectativa de haver turnê de divulgação, o que sempre é bacana, especialmente quando há shows aqui no Brasil.

E vou ser sincero, o pior disco da maioria dos dinossauros é melhor do que o melhor disco dessa molecada nova, pronto, falei!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s